DevGoiás .NET Site
Página Inicial do Fórum Página Inicial do Fórum > Desenvolvimento Web > Web Standards e Web Design
  Posts Novos Posts Novos
Procurar o fórum   

ASP.NET e WebStandards você aplica?!

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
kono Veja o Drop-Down
Administrador
Administrador

Status Online: Offline
  Citação de  kono Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: ASP.NET e WebStandards você aplica?!
    Enviado: 23/Outubro/2009 em 15:28

A web deixou de ser um emaranhado de font face, tables, frames há muito tempo. Isso você já sabia. O problema é que muitos ainda estão desenvolvendo como nos anos 2000.  Hoje a escrita do código de interface e a maneira como o desenvolvedor coloca a informações na página fazem toda diferença.

Nesse aspecto existem uma série de fatores importantes para a aplicação na web como SEO, compatibilidade de browsers, exploração do AJAX, acessibilidade, velocidade de acesso, etc.

No decorrer desses anos a tecnologia para web foi evoluindo e trouxe para o cenário a facilidade de criar interfaces com ferramentas voltadas para esse fim (Dreamweaver, Frontpage(hurght!), etc) afim de "mascarar" e facilitar a vida do camarada que não quer saber de código de interface.

Indo um pouco mais adiante apareceram outras facilidades para o desenvolvimento dinâmico e gerenciado como o ASP.NET com seus WebControls, JAVA com Struts, JSF, RichFaces, etc. Sempre tentando intermediar e facilitar a criação da interface web.

Ótimo né? %3congue

Sim. Mas nem tanto. %3cuch

Bem qual o problema nisso?
Os controles não são tão simples de serem customizados. Mas é possível. Só que grande parte dos desenvolvedores acabam fazendo customização com CSS Inline pela própria ferramenta ou em outras situações fazem um CSS Geral (css manda chuva) que controla toda a app turbinando de classes e mais classes. Gerando os tão fomosos MONSTRINHOS DA WEB.

NOTA: não basta ser bonito visualmente. Como eu disse no início a maneiro como se escreve esse código é também muito importante.

Pode não parecer, mas os conceitos de OO que sabemos podem ser aplicado no CSS (principalmente a parte de organização e herança). Assim controlamos toda a aplicação de maneira mais eficiente.

Como?!

HTML:
Nem digo HTML, abstraia os recursos de formatação e deixe apenas o de estrutura (h1, h2, h3... p, hr, div, etc). Pronto: temos o XHTML. Esse é o camarada que faz sua estrutura. E é dessa forma que o seu código ASP.NET tem que entregar o código no cliente.

O CSS:
Esse camarada é simples. Muitos dizem saber. Mas poucos sabem aplicar.
Saber organizar, distribuir e ligar corretamente com o XHTML é um grande passo. O CSS pode mudar com frequencia. Posso ter 1, 2, 100 CSS para um XHTML se eu quiser. E cada CSS desse me apresenta uma interface diferente para a sua aplicação. Grande jogada!

Dêem uma olhada no CSS ZenGarden (www.csszengarden.com) que é um bom exemplo disso que estou falando. 

XHTML + CSS = SHOW %3clap

XHTML + CSS + JS = SUCESSO %3chumbs%20Up

JS: leia-se jQuery, mootools, JSon, etc.

Quero discutir isso com vocês.
Vai ai as minhas perguntas?

• Você já parou pra se preocupar com esse ponto de vista na sua app web?
  • Qual a maior dicifuldade ou problema que vc acha que os desenvolvedores tem a respeito disso?
  • Você se preocupa com o código da sua UI? 

Pra finalizar:
Com o ASP.NET MVC e com o ASP.NET 4.0 tudo isso vai ficar em evidência, muda muita coisa e também vai ajudar bastante. O "ruim" é que vai o desenvolvedor terá que saber trabalhar bem com esse código de interface, ou seja, ou sabe ou está fora dessa finalização. (ou continua fazendo monstrinhos %3cea%3c)

E antes que me perguntem, eu utilizo o Expression Web desde o ano passado. Impressionante o quanto que ele ajuda em tudo isso que falei. De lá pra cá nunca mais usei o dreamweaver. Ele com o Visual Studio 2008 formam uma dupla perfeita para o seu desenvolvimento em ASP.NET. Recomendo!
E ai?!
Dê o seu grito!

Abraço!

Rodrigo Kono 
Microsoft MVP [ASP.NET]
MCP - MCTS (WEB -SQL) - MCPD (WEB) - MCT
DevGoiás .NET Lead

twitter: @rodrigokono
linkedin:
www.linkedin.com/in/rodrigokono

Voltar para topo
kono Veja o Drop-Down
Administrador
Administrador

Status Online: Offline
  Citação de  kono Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26/Outubro/2009 em 10:47

Continuando essa conversa...

Temos um meio de fazermos os ASP.NET Controls renderizarem um código mais compatível com os padrões (longe de tables para formatação).

Para isso você precisa baixar as classes do http://www.asp.net/cssadapters/ e adicionar no seu projeto. No site vc tem mais info sobre.

[]'s

Rodrigo Kono 
Microsoft MVP [ASP.NET]
MCP - MCTS (WEB -SQL) - MCPD (WEB) - MCT
DevGoiás .NET Lead

twitter: @rodrigokono
linkedin:
www.linkedin.com/in/rodrigokono

Voltar para topo
 Responder Responder

Ir para Permissões do Fórum Veja o Drop-Down

Bulletin Board Software by Web Wiz Forums® version 9.06